Você está aqui: Página Inicial Dossiês Técnicos

Dossiês Técnicos

Automação residencial

Apresenta informações sobre a automação residencial, considerando aparelhos e dispositivos eletrônicos no controle de tarefas cotidianas.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Carne mecanicamente separada

Carne Mecanicamente Separada (CMS) é aquela que resulta do aproveitamento através da separação mecânica de pequenas porções de carne que ficam aderidas aos ossos após a desossa normal. O tipo de matéria-prima, tecnologia de fabricação, características, equipamentos utilizados, rendimento, conservação e utilização serão abordados neste dossiê.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Compostagem

O presente dossiê aborda aspectos da compostagem como a seleção da área e equipamentos, procedimentos operacionais, monitoramento, avaliação dos impactos, características do composto final e comercialização.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Ricota e bebida láctea

O documento aborda as caraterísticas do soro do leite, matéria-prima para a produção da ricota e das bebidas lácteas; os processos produtivos destes produtos; embalagem/rotulagem; instalações físicas; equipamentos e programa de autocontrole (PAC).

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Dimensionamento de motores elétricos

O trabalho de elaboração da correta especificação do motor elétrico projetado para a utilização nos acionamentos motrizes de diversos processos industriais, é desenvolvido na exposição sistemática dos parâmetros elétricos e mecânicos intervenientes nos cálculos de dimensionamento, se ajustando as recomendações contidas das normas técnicas, definindo ainda as variáveis de operação para os diversos regimes de trabalho.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Lacres para potes de polipropileno, polietileno e pet

Soluções e inovações tecnológicas para lacres, materiais empregados, formatos, características de acordo com o produto acondicionado, seja ele, pastoso, sólido ou líquido. As maquinas empregadas na aplicação do lacre de forma que o produto não sofra a ação de agentes externos e conservem por mais tempo suas características originais.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Fabricação de trufas e bombons trufados artesanais

Informa sobre os tipos de chocolate disponíveis no mercado e sua adequação à produção de trufas e bombons trufados, indica prazos de validade da produção artesanal e formas de ampliá-los sem o uso de conservantes. Relaciona equipamentos e utensílios, embalagens e legislação vigente para o setor de alimentos.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Cultivo de gérberas de corte e potes

A popularidade das gérberas é cada vez maior. Nos últimos anos, ela alcançou um lugar de destaque entre as cinco variedades mais cultivadas na Holanda. Sua popularidade também aumentou no mundo inteiro, e está logo atrás de outras flores preferidas, tais como, a rosa e o cravo. As Gérberas podem ser cultivadas em vários tipos de clima e em qualquer região do mundo. As principais áreas de produção se encontram na Holanda, Itália, Alemanha, França e Califórnia. No Brasil ela se concentra na região de Holambra e Mogi, e constitui uma das principais espécies da pauta de exportação para o EUA e Europa. Seu cultivo é relativamente simples. Para ser bem sucedido nesta atividade, é necessário cumprir algumas exigências básicas descritas neste trabalho, como o estudo prévio das características do solo, analise da água, ausência de patógenos no solo, conhecimento das técnicas de cultivo, cuidados com a irrigação e fertirrigação, colheita e embalagens

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Técnicas de nucleação na restauração de áreas perturbadas

Apresenta conceitos e técnicas de nucleação, como solução prática e de baixo custo, para serem aplicadas em projetos de restauração de áreas perturbadas. O uso desta metodologia poderá acelerar o processo de sucessão durante a regeneração natural da vegetação e promover a manutenção da diversidade florística e do banco de gens das espécies nativas. Estas técnicas poderão ser aplicadas em projetos de restauração de reservas naturais, em propriedades rurais, restauração de áreas produtivas em desuso, restauração de áreas de empréstimo em usinas hidrelétricas, restauração de áreas de mineração de argila, caulim entre outros. O dossiê tem o objetivo de sensibilizar para uma visão ecológica e conservacionista, pretendendo mostrar os benefícios da restauração através do uso de técnicas de nucleação para promover a conectividade entre áreas fragmentadas e consequentemente a promoção do fluxo biológico entre as áreas produtivas e naturais.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Fabricação de geleias

A publicação deste dossiê tem por finalidade fornecer subsídios para os empresários de pequeno e médio portes interessados no aproveitamento de frutas. Trata-se de uma adaptação do “Manual para Fabricação de Geleias” publicado pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC em 1985, onde são apresentados dados gerais sobre os componentes do doce, informações sobre a formação do gel, metodologia de processamento, embalagem e relação dos principais defeitos que podem ocorrer no produto.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Fabricação de geleias

A publicação deste dossiê tem por finalidade fornecer subsídios para os empresários de pequeno e médio portes interessados no aproveitamento de frutas. Tratase de uma adaptação do “Manual para Fabricação de Geleias” publicado pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC em 1985, onde são apresentados dados gerais sobre os componentes do doce, informações sobre a formação do gel, metodologia de processamento, embalagem e relação dos principais defeitos que podem ocorrer no produto.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Industrialização de coco - beneficiamento (produção de coco ralado e leite de coco)

Instalações para o processamento, aplicação do processo de higienização, fluxo de processamento do coco ralado e do leite de coco, embalagem, condições de conservação e armazenamento.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Defumados de ovinos e caprinos

Instalações para o processamento, aplicação do processo de higienização, fluxo de processamento do lombo, costela, lombinho defumado, tender, carré, costeleta defumada, embalagem e armazenamento.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Melado e açúcar mascavo

O documento aborda a cana-de-açúcar, as etapas do processo produtivo do melado e do açúcar mascavo, principais equipamentos, rotulagem e algumas legislações pertinentes.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Cultivo de cogumelos comestíveis

Os cogumelos são alimentos de grande valor nutritivo, contendo poucas colorias, muitas fibras e propriedades tonificantes. Cresce em todo o mundo a valorização de alimentos livres de pesticidas, metais pesados e de origem não transgênica e, além disso, que apresentem algum tipo de benefício medicinal, ou seja, alimentos que possuam princípios ativos que previnam doenças. Neste contexto os cogumelos comestíveis e medicinais são exemplos destes alimentos. Várias pessoas com diabetes, estresse, distúrbios gástricos, hepatite crônica, arteriosclerose, osteoporose, envelhecimento e doenças que diminuem a atividade protetora do sistema de defesa vêm utilizando o chá, cápsula, o extrato concentrado ou pedaços desidratados em sopas ou molhos de cogumelos como fortalecedores do organismo. Este trabalho tem como foco o cultivo convencional do Lentinula edodes “shiitake”, Agaricus bisporus “champignon de paris” e Agaricus blazei “cogumelo do sol”; técnicas de cultivo; produção de inóculo ou “semente”; preparo do composto; colonização do composto; formas de cultivo; preparo da camada de cobertura; colheita e processamento; cuidados com contaminações e cultivo em ambiente protegido.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Cultivo comercial de palma de Santa Rita (Gladiolus sp. tourm)

São apresentadas informações sobre uma das principais espécies de flores de corte no Brasil, de fácil cultivo em campo aberto, baixo nível tecnológico e alta aceitação de mercado, destacando-se aspectos culturais, adubação, espaçamento, pragas, doenças, colheita, post colheita e transporte.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Tecnologia de fabricação de charque

O charque é um alimento ligado à história da cultura brasileira e enraizado nos hábitos alimentares do povo, produto de alto valor nutritivo, obtido por desidratação da carne bovina, através de salga, e exposição ao sol, preservando-se por longo tempo em condições ambientais. É também conhecido como carne seca, carne do sertão ou jabá. Neste dossiê será apresentado sua definição, tecnologia de fabricação, suas características, rendimento, embalagem, comercialização e controle de qualidade deste produto.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Cultivo do cogumelo do sol

Orientações de cultivo do “cogumelo do sol”

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Tecnologia de fabricação de carne de sol

A carne-de-sol é um produto cárneo levemente salgado de rápida perecibilidade tradicionalmente consumido pela população brasileira principalmente da região nordestina. Apesar do conhecimento da existência do produto desde o século passado, infelizmente pouco se conhece em relação às transformações que ocorrem durante o seu processamento ainda baseado em técnicas artesanais. O presente trabalho visa apresentar a definição, matéria prima, tecnologia de fabricação, características, rendimento, conservação, utilização e controle de qualidade do produto.

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Sorvetes

O presente dossiê tem por objetivo apresentar os processos artesanal e industrial de fabricação de sorvete, abordando: instalações necessárias, legislação sanitária, embalagem e acondicionamento, APCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e BPF (Boas Práticas de Fabricação).

Acesse agora e veja o dossiê completo.

Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas
Este sítio possui os direitos reservados © 2009-2009 pelo SBRT