Perguntas Frequentes
-
1.O que é uma Resposta Técnica (RT)?
Uma RT é um documento gerado a partir da busca e análise de informações para capacitação e inovação tecnológica e que visem, sobretudo garantir a competitividade de produtos; diversificar e incrementar a produção; maximizar a produção; aumentar eficiência; minimizar custos; atingir determinados padrões de qualidade; agregar valor/diferenciação reconhecida; modificar patamar tecnológico; implementar uma idéia/negócio.
-
2.O que é um Dossiê Técnico (DT)?
Documento cujo objetivo é disseminar informações com maior valor agregado, que abordam de forma abrangente diversos aspectos de natureza tecnológica sobre um determinado tema, que possam promover melhorias junto às MPEs ou com a função de alerta/antecipação de suas necessidades
-
3.O que é uma Resposta Referencial (RR)?
É uma resposta não caracterizada no critério de publicável no banco de informação do SBRT. São consideradas RR as respostas que:
a) indicam a existência de outras RT no banco de conhecimento que atendem à necessidade do cliente;
b) indicam a necessidade de contratação de serviços técnicos especializados;
c) indicam fornecedores;
d) indicam documentação técnica;
e) indicam organizações de referência;
f) comunicam que a demanda é de alta complexidade, o que foge ao escopo do SBRT.
-
4.O que o SBRT não atende?
O SBRT não atende a demandas que solicitam, exclusivamente, cópias de documentos; listagem de livros e artigos sobre o assunto de interesse; relação de fontes de consulta e indicações referenciais com nomes de pessoas e instituições a serem consultadas; fornecimento de informações para abertura de negócios, para a realização de estudos de viabilidade técnico-econômica e estudos de mercado; fornecimento de informações para elaboração de trabalhos estudantis; relação de dados para composição de informações para análises estatísticas de dados e serviços de consultoria; fornecimento de informações para desenvolvimento de projetos; indicação de instituições/empresas que realizam serviços laboratoriais, que forneçam laudos e pareceres técnicos, que realizem certificações e credenciamentos, dentre outros serviços.
-
5.Quem elabora a Resposta Técnica?
Para atender às demandas do SBRT criou-se uma rede de cooperação entre onze instituições que atendem a todo Brasil, oito delas realizam o atendimento das demandas e elaboram as respostas técnicas para os clientes. As outra três apoiam a opercionalização e manutenção do serviço.
Instituições da rede:
- Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC);
- Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR);
- Instituto Euvaldo Lodi- Núcleo Regional da Bahia/Rede de Tecnologia da Bahia (RETEC);
- Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (REDETEC);
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (SENAI AM);
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI RS);
- Universidade de Brasilia - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (UnB/CDT);
- Universidade de São Paulo/Agência USP de Inovação- Disque Tecnologia (USP/DT);
As instituições de apoio são:
- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT
- Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT
- Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário - SEBRAE
-
6.Quanto custa a Resposta Técnica?
Nada, qualquer informação do serviço é fornecida gratuitamente para o usuário cadastrado no site.
-
7.Como faço para acessar as Respostas Técnicas e Dossiês Técnicos já publicados?
O preenchimento do cadastro do cliente é pré-condição para visualizar na íntegra os conteúdos já publicados.
Se você já e cadastrado, basta se logar e no campo de busca fazer a pesquisa no Banco de Informação do SBRT.
-
8.Como faço para postar uma demanda?
Primeiramente você deve cadastrar-se no site do SBRT. Para isto basta entrar em “cadastre-se” e preencher os campos solicitados. Em seguida escolher no menu do cliente a opção “Fazer Nova Solicitação”. Preencher no site do SBRT, os campos obrigatórios que constam no formulário.
Mas antes não se esqueça de fazer uma busca para consultar o Banco de Informação e verificar se já não existe uma resposta que lhe atenda.
-
9.Quanto tempo demora para eu receber minha resposta?
O tempo médio de resposta do SBRT é 15 (quinze) dias.
-
10.Quantas perguntas posso solicitar?
Quantas quiser. Não existe um limite para solicitar perguntas.
-
11.Posso fazer perguntas de diferentes assuntos?
Sim. No entanto, não coloque em uma mesma pergunta mais de um assunto. Faça uma pergunta de cada vez.
-
12.Como recebo a minha resposta?
O sistema envia automaticamente um link de sua resposta para o endereço de e-mail que você informou no seu cadastro.