IBICT
A inovação tecnológica por intermédio da comunicação e informação.
O Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT), criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e difusão de inovações capazes de contribuir para o avanço da ciência, tecnologia e inovação, em prol da competitividade do País.
Nos anos 90, o IBICT passou a exercer as funções de Secretaria Executiva e Coordenador da Rede de Núcleos de Informação Tecnológica, criada no âmbito do PADCT/TIB, época em que foi dada ênfase ao fortalecimento de metodologias de gestão e repasse de metodologias de produtos e serviços geradas pelos componentes da rede.
A rede se estruturou em núcleos básicos na ABNT, IPT e INMETRO, núcleos especializados em setores, e núcleos regionais sediados por instituições tecnológicas de larga experiência na região. A Rede de Núcleos do PADCT/TIB passa a desenvolver, nessa época, intensa articulação com as redes de informação do Sistema.
Na segunda metade dos anos noventa, foi criado o Prossiga no âmbito do CNPq o qual foi integrado ao IBICT em 2001. O programa é pioneiro na criação de repositórios de informação na Internet para atender a comunidade científica e tecnológica e a sociedade em geral, em diferentes campos do conhecimento.
Introduz na Internet o conceito de bibliotecas vivas da cultura brasileira em temas históricos e sociais de alta relevância e inova no tratamento verticalizado da informação tecnológica baseado em arranjos produtivos locais.
A informação tecnológica e empresarial é difundida ao longo da cadeia de produção do produto, permitindo a interação de diferentes atores e a difusão de informações integradas desde insumos, tecnologias empregadas até a comercialização do produto. Promove o acesso a programas de capacitação e fomento executados pelas agências e o próprio Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimula o uso de documentos eletrônicos pelas comunidades dessas áreas.
Experiência acumulada na área de Informação Tecnológica e Industrial
Como órgão nacional da informação científica e tecnológica, o IBICT apóia serviços de informação em rede, com ênfase em difusão do conhecimento, em setores estratégicos da economia nacional.
Propicia também o tratamento, difusão e gestão da informação científica e tecnológica, difundindo soluções tecnológicas e metodologias em consonância com as tendências internacionais nesta área e promove a interoperabilidade dos sistemas de informações.
Desde a sua criação, o Instituto exerce um papel marcante no contexto da Informação Científica e Tecnológica no País abrigando ou coordenando, no decorrer dos anos, importantes serviços tais como o Catálogo Coletivo de Publicações Periódicas - CCN, a Rede Antares, o Sistema de Teses Brasileiras - SITE, a Rede de Núcleos de Informação Tecnológica, o COMUT, o ISSN, os sistemas estaduais de Informação em Ciência e Tecnologia - SEICT, o Ponto de Presença da RNP do DF-POP etc.
Na área de formação de recursos humanos, o IBICT foi pioneiro na América Latina na abertura de cursos de especialização para profissionais de diferentes formações, mantendo ao longo de mais três décadas os cursos de Mestrado (1970) e Doutorado (1994), classificados em 2001 com conceito cinco pela Capes.
No período de 1997 a 2001, o IBICT, em parceria com o INT, UFRJ e Universidade Aix-Marseille, ofereceu o Curso de Especialização em Inteligência Competitiva - CEIC, com significativa demanda de alunos do setor público e privado.
Publica as revistas Ciência da Informação e Informare, direcionadas a profissionais ligados à ciência da informação e áreas correlatas.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
SAS - Quadra 05 - Lote 06 - Bloco H - 5º andar
70070-912 Brasilia-DF
Contato:
E-mail: webmaster@ibict.br Endereço: www.ibict.br
Tel: (61) 3217-6360 / 6350 - Fax: (61) 3217-6490